sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Medidores de vazão - PLACA DE ORIFÍCIO

Este dispositivo mede pressão diferencial em tubulações em função de uma placa inserida entre dois flanges. Consiste em uma placa perfurada com grande exatidão, a qual é instalada perpendicularmente ao eixo da tubulação. Costumeiramente é fabricado em aço inox, monel, latão, dependendo do fluido.

VANTAGEM: Istalação fácil, econômica, contrução simples, manutenção e troca simples.
DESVANTAGEM: Alta perda de carga, baixa rangeabilidade.

TIPOS DE ORIFÍCIO

a) Orifício concêntrico: Este tipo de placa é utilizado para líquidos, gases e vapores que nõ tenham sólidos suspensos.
b) Orifício excêntrico: Utilizado quando tivermos fluido com sólidos em suspensão, os quansi possam ser retidos e acumulados na base da placa, sendo o orifício posicionado na parte de baixo do tubo.
c) Orifício segmental: Esta placa tem a abertura para a passagem de fluido disposta em forma de segmento de círculo. É destinada para uso em fluidos laminados ou com alta porcentagem de sólidos em suspensão.

A DETERMINAÇÃO DA VAZÃO

A placa de orifício intriduz uma perda de carga. Uma tomada de impulso realiza a leitura de pressão a montante (antes) e a jusante (depois) da placa - P1 e P2. De acordo com o tipo e o dimensionamento da placa, a diferença de pressão entre P1 e P2 nos dará um valor que é convertido em vazão.

3 comentários:

  1. A placa segmental pode ser aplicada em tubulações no sentido horizontal?

    ResponderExcluir
  2. Como se calcula a vena contracta, após a placa de orifício?

    ResponderExcluir
  3. Utilize o livro do FOX de Mecânica de Fluidos. Lá fala todas as fórmulas envolvidas, bem como as teorias para vena contracta e placa segmental. Também possui conteúdo sobre o Venturi e o bocal. Abraço.

    ResponderExcluir