terça-feira, 5 de outubro de 2010

Medidores de pressão - elementos sensíveis

Medidores de pressão possuem elementos sensíveis. Este elemento sensível é a parte do instrumento responsável por "sentir" a pressão da tubulação, por exemplo, e fornecer uma resposta da variável em questão.

O instrumento mais simples para se medir pressão é o manômetro, que pode ter vários tipos de elementos sensíveis. Abaixo temos alguns tipos de elementos sensíveis:

  • Tubo Bourdon: o princípio de funcionamento de um dispositivo de medição baseado neste elemento sensível é bastante simples e idêntico a um brinquedo muito conhecido: LÍNGUA DE SOGRA. Quando soprada a "língua de sogra" enche-se de ar e desenrola-se, por causa da pressão exercida pelo ar. No caso do manômetro, esse desenrolar gera um movimento que é transmitido ao ponteiro e que vai indicar a medida de pressão. O tipo bourdon pode se apresentar nas seguintes formas: Tipo C, espiral e helicoidal.
  • Membrana ou diafragma: É constituído por um disco me material elástico (metálico ou não), fixo pela borda. Uma haste fixa ao centro do disco está ligada ao mecanismo de indicação. Quando uma pressão é aplicada a membrana se desloca, e esse deslocamento é proporcional à pressão aplicada. O diafragma geralmente é ondulado ou corrugado para aumentar sua área efetiva. É utilizado apenas em sistemas fase gás e em baixas pressões.
  • Fole: É também muito utilizado na medição de pressão. Ele é basicamente um cilindro metálico, corrugado ou sanfonado. Quando uma pressão é aplicada no interior do fole, provoca sua distensão e como ela tem que vencer a flexibilidade do material e a força de oposição da mola, o deslocamento é proporcional à pressão aplicada à parte interna. Também é utilizado somente em sistemas fase gás e em baixas pressões.
  • Coluna de líquido: Consiste em um tubo de vidro contendo certa quantidade de líquido, fixado a uma base com uma escala graduada. As colunas podem ser basicamente de 3 tipos: coluna reta vertical, reta inclinada e em forma de "U". Os líquido mais utilizados nas colunas são água (normalmente com corante), e mercúrio. Quando se aplica uma pressão na coluna o líquido é deslocado, o deslocamento é proporcional à pressão aplicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário