sábado, 30 de outubro de 2010

Medidores de vazão - TUBO VENTURI

O tubo venturi combina dentro de uma unidade simples uma curta garganta estreitada entre duas seções cônicas e está usualmente instalado entre dois flanges em uma tubulação. Seu propósito é acelerar o fluido e temporariamente baixar a sua pressão estática. A recuperação da pressão em um tubo venturi é bastante eficiente, sendo seu uso recomendado quando se deseja um maior restabelecimento da pressão e quando o fluido medido carrega sólidos em suspensão. O venturi produz um diferencial menor que uma placa de orifício para uma mesma vazão e diâmetro igual à sua garganta.
Em geral utilizam-se quatro furos espaçados em 90º em torno do tubo para fazer a tomada de pressão. Eles são interligados por meio de um anel chamado anel piazométrico, que é destinado a obter a média das pressões em torno do ponto de medição.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Medidores de vazão - PLACA DE ORIFÍCIO

Este dispositivo mede pressão diferencial em tubulações em função de uma placa inserida entre dois flanges. Consiste em uma placa perfurada com grande exatidão, a qual é instalada perpendicularmente ao eixo da tubulação. Costumeiramente é fabricado em aço inox, monel, latão, dependendo do fluido.

VANTAGEM: Istalação fácil, econômica, contrução simples, manutenção e troca simples.
DESVANTAGEM: Alta perda de carga, baixa rangeabilidade.

TIPOS DE ORIFÍCIO

a) Orifício concêntrico: Este tipo de placa é utilizado para líquidos, gases e vapores que nõ tenham sólidos suspensos.
b) Orifício excêntrico: Utilizado quando tivermos fluido com sólidos em suspensão, os quansi possam ser retidos e acumulados na base da placa, sendo o orifício posicionado na parte de baixo do tubo.
c) Orifício segmental: Esta placa tem a abertura para a passagem de fluido disposta em forma de segmento de círculo. É destinada para uso em fluidos laminados ou com alta porcentagem de sólidos em suspensão.

A DETERMINAÇÃO DA VAZÃO

A placa de orifício intriduz uma perda de carga. Uma tomada de impulso realiza a leitura de pressão a montante (antes) e a jusante (depois) da placa - P1 e P2. De acordo com o tipo e o dimensionamento da placa, a diferença de pressão entre P1 e P2 nos dará um valor que é convertido em vazão.

medidores de vazão - CALHA PARSHALL



Características

O Medidor de Vazão tipo Calha Parshall é um elemento primário para medir a vazão de líquidos fluindo por gravidade em canais abertos, podendo conter sólidos suspensos. Apresenta pouca perda de carga e é bastante preciso na determinação (leitura) das vazões. Tem paredes verticais, constituída a partir da entrada, por um trecho convergente com fundo em nível no sentido longitudinal e lateral de um trecho contraído e de um trecho divergente em aclive.

A leitura de vazão é feita de acordo com a altura do líquido que flui por ela. Isto pode ser determinado por uma régua graduada ou por um medidor de nível, que pode ser por utrassom, raios gama, etc.

Caso tenhamos um sistema automatizado de medição de nível na calha, este sinal de nível é enviado a um conversor, onde o nível será transformado em vazão. Isso se dá pois como a seção onde é realizada a medição é conhecida, pela altura de líquido pode-se estimar a quantidade de líquido que está passando.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sistemas de Unidades: Análise Dimensional e Similaridades

 

 

A análise dimensional permite resolver problemas cujas soluções não são encontradas pelos processos usuais de cálculo. Quantidades podem ser adicionadas ou subtraídas somente quando possuirem a mesma dimensão. grandezas físicas fundamentais são aquelas a partir das quais todas as outras grandezas físicas são definidas. As grandezas derivadas são combinações das grandezas fundamentais. O valor de qualquer medida física é expresso como a combinação de dois fatores: a unidade e o número dessa unidade. Tempo e comprimento são tidos como grandezas fundamentais. Velocidade: m/s é unidade derivada da razão entre as unidades fundamentais metro e segundo. sistema de unidades é necessário uma terceira grandeza fundamental, que pode ser a massa ou força. Aqueles sistemas que apresentam a massa como a terceira grandeza fundamental são conhecidos como sistemas de unidade absoluta, enquanto aqueles que têm a força como unidade fundamental são chamados sistemas de unidade técnicos. Existem também sistemas unitários usados na engenharia que consideram comprimento, tempo, massa e força como grandezas fundamentais.
 

Existem três sistemas de unidade absolutos: o C.G.S. (CGS), o Giorgi (MKS), e o inglês (FPS). De todos estes, as grandezas fundamentais são comprimento, massa e tempo. As diferentes unidades destes três sistemas são apresentadas na Tabela 1. Nestes sistemas força é uma unidade derivada das três unidades fundamentais. As unidades de força e energia são detalhadas na Tabela 2.
Quando as grandezas relacionadas à temperatura são usadas é conveniente definir a unidade. Para os sistemas CGS e MKS a unidade de temperatura é definida em graus centígrados ou Celsius (oC), enquanto que para o sistema Inglês é definida em graus Fahrenheit (oF). Unidades de temperatura são definidas independentemente do sistema de unidades.

Tabela 1. Sistema de Unidade Absoluto

Sistema

c.g.s. Giorgi Inglês

Grandeza

CGS

MKS

FPS

Comprimento (L)

1 centímetro (cm)

1 metro (m)

1 pé (ft)

Massa (M)

1grama (g)

1 quilograma (kg)

1 libra (lb)

Tempo (T)

1 segundo (s)

1 segundo (s)

1 segundo (s)



Unidades Derivadas do Sistema Absoluto
Tabela 2.

Sistema

c.g.s. Giorgi Inglês

Grandeza

(CGS)

(MKS)

(FPS)

Força

1 dina

1 newton (N)

1 poundal

Energia

1 erg

1 joule (J)

1 (polegada)(pé)






 Sistemas de Unidade Absoluto

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Número adimensional
Em análise dimensional, uma grandeza adimensional ou número adimensional é um número desprovido de qualquer unidade física que o defina - portanto é um número puro. Os números adimensionais se definem como produtos ou quocientes de quantidades que cujas unidades se cancelam. Dependendo do seu valor estes números têm um significado físico que caracteriza determinadas propriedades para alguns sistemas.
Lista de números adimensionais
Existe uma grande quantidade de números adimensionais. A seguir são listados alguns dos mais utilizados.

Nome
Campo de aplicação
óptica (dispersão em materiais ópticos)
movimento de fluidos devido a diferenças de densidade
fluxo de grãos, areia, etc.
condutividade superficial vs. volumétrica de sólidos
distribuição do tempo de residência
transferência de calor por condução entre uma superficie e um líquido viscoso
combinação do número de capilaridade e o número de Bond
fluxo devido à tensão superficial
resolução numérica de equações diferenciais
escala de tempo de uma reação química vs. o fenômeno de transporte
vórtices em tubulações curvas
geofísica (forças de atrito por viscosidade)
determinação da forma da gota
Unidade de intensidade de tráfego, corresponde ao quociente entre o tempo de utilização e o tempo de observação em circuitos de telefonia.
hidrodinâmica (forças de pressão vs. forças inerciais)
Flambagem de cascas delgadas
forças inerciais vs. gravitacionais em fluidos
fluxo viscoso devido à gravidade
fluxo de calor
aproximação do contínuo em fluidos
convecção natural em fluidos miscíveis
dinâmica dos gases (velocidade do gás vs. velocidade do som)
determinação da forma da gota
atomização de líquidos, fluxo de Marangoni
problemas de advecçãodifusão
adesão de microestruturas sobre substratos
convecção forçada e natural
forças de flotação e viscosas em convecção natural
forças de inércia vs. viscosas em fluidos
efeito da flotação na estabilidade dos fluxos
forças inerciais em geofísica
dinâmica de fluidos (transferência de massa e difusão)
transferência de massa e convecção forçada
lubrificação de bordas
transferência de calor com convecção forçada
transferência de calor durante mudanças de fase
dinâmica da partícula
fluxos contínuos e pulsantes
fluxos rotacionais
fluxos multifásicos sobre superficies curvas
fluxos viscoelásticos
fluxos contínuos e pulsantes